Promotor
MUDE - Museu do Design
Sinopse
A exposição "Para que servem as coisas?" pretende reler a história do design e apresentar o design português em contexto e como processo projetual. Mais do que mostrar os ícones do design existentes no acervo do MUDE procura-se questionar como e porquê os produtos são desenhados, comunicados, percecionados, consumidos.
A organização cronológica permite recuar ao dealbar do século XX e estabelecer diálogos abertos entre as peças de design e a documentação, evidenciando as problemáticas transversais às diferentes épocas e convidando ao debate sobre as práticas do passado e a sua projeção no futuro de cada época.
O desenho expositivo lança um novo desafio à museografia ao priorizar a reutilização de vários materiais da obra do edifício do MUDE que, não tendo utilidade, iriam para o lixo. Esta decisão curatorial permite reduzir ao máximo o desperdício e a quantidade de resíduos, investindo na ideia de promover uma economia circular, fazendo da solução expositiva uma manifestação real da intenção museológica de se debater a atual sociedade de consumo e a necessidade de se implementar os valores de decrescimento económico.
A partir de setembro, esta exposição tem novas peças de moda a substituir as que foram retiradas para garantir a sua preservação. O discurso curatorial e os núcleos expositivos mantêm-se, mas os diálogos renovam-se. A rotatividade das peças imprime uma maior dinâmica à exposição, permite conhecer a diversidade do acervo do MUDE e garante a conservação das mesmas.
Com esta renovação assinala-se mais uma edição da ModaLisboa no Museu e a exposição passa a incluir 49 novas peças de 42 designers/marcas nacionais e internacionais: Chanel, Christian Dior/John Galliano, Dirk Van Saene, Emanuel Ungaro, Gucci/Tom Ford, Lara Torres, Martin Margiela, Miguel Rios, Ossie Clark, Paco Rabanne, Pierre Balmain, Prada, Ricardo Andrez, Valentino e Versace, mantendo-se representados: Alves/Gonçalves, Azzedine Alaïa, Christian Dior, Christian Lacroix, Dino Alves, Dries Van Noten, Jean Dessès, Jean Paul Gaultier, Jean-Charles de Castelbajac, José António Tenente, Luís Buchinho, Manuela Gonçalves, Maria Gambina, Miguel Flor, Nuno Baltazar, Pierre Cardin, Schiaparelli, Sonia Rykiel, Storytailors, Thierry Mugler, Yohji Yamamoto e Zandra Rhodes.
Horário de Funcionamento
Horário de verão: (abril a setembro)
3ª a 5ª feira: 10h - 19h
6ª e sábado: 10h - 21h
Domingo: 10h-19h
Horário de inverno: (outubro a março)
3ª a 5ª feira: 10h-18h
6ª e sábado: 10h-20h
Domingo: 10h-18h
O museu está fechado segundas-feiras, 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Dia 24 e dia 31 de dezembro, o museu encerra às 16 horas. Última entrada às 15h30.
Preços
Exposição de Longa Duração - Para que Servem as Coisas? | 13€
DESCONTOS
- Estudantes
- Jovens (13- 25 anos)
- Passe 8 bilhetes completo
- Seniores